São João de Caruaru

A maior festa junina do Brasil acontece em Caruaru.

As festas juninas são comemoradas em todo o país, mas nenhum São João é tão famoso quanto o de Caruaru, em Pernambuco. De modo geral, as festas juninas homenageiam três santos católicos: Santo Antônio (no dia 13 de junho), São João Batista (dia 24) e São Pedro (dia 29). Porém, assim como as demais festas católicas, a origem dessa festividade vem das celebrações pagãs de povos como os celtas e os egípcios, que aproveitavam o solstício de verão (no Hemisfério Norte) para organizar rituais que pediam aos deuses uma colheita farta. Por isso, os rituais eram sempre repletos de dança, cantos e muita comida.

Em Caruaru, conhecida como a “capital do forró”, os festejos duram quase um mês e reúnem cerca de um milhão e meio de turistas na cidade. O formato atual da festa traz grandes shows realizados na Estação Ferroviária, no Pátio de Eventos Luiz Gonzaga, no Alto do Moura, no Polo Azulão, entre outros lugares do centro da cidade, além da zona rural, somando mais de 20 palcos somente para as festividades deste ano de 2019.

Além de muita música e dança, o São João de Caruaru é conhecido pela abundância das comidas típicas, muitas delas à base de milho, além do clássico quentão, uma bebida preparada com vinho quente e pedaços de frutas.