Guelaguetza

A cidade de Oxaca prepara uma festa inteira para celebrar as tradições.

O Festival Guelaguetza é a celebração da diversidade de tradições e culturas da cidade de Oaxaca, que abriga 16 grupos etnolinguísticos diferentes, espalhados em oito regiões: Los Valles Centrales, La Sierra Juárez, La Cañada, Papaloapan, La Mixteca, La Costa, La Sierra Sur e o Istmo de Tehuantepec. Assim, representantes de cada grupo vestem seus trajes tradicionais e apresentam danças folclóricas. Como o termo “Guelaguetza” significa, de forma resumida, “oferenda” na língua Zapoteca, ao final da performance, eles lançam em direção ao público produtos e itens que representam a região.

A festividade data de antes da chegada dos espanhóis e é de suma importância histórica e cultural, especialmente para a grande população indígena que mora em Oaxaca. Ao longo dos anos, a cerimônia se modernizou e agregou alguns elementos religiosos, como a homenagem à deusa do milho, Centéotl, a quem creditam a garantia de uma colheita abundante. Não à toa, até hoje os grupos se reúnem para eleger uma mulher – não a mais bonita, mas a maior conhecedora das tradições de sua comunidade – para interpretar o papel de Centéotl durante o festival.

Desde o período colonial, o festival é realizado no monte Cerro del Fortin, geralmente nas duas últimas segundas-feiras do mês de julho, o que faz com que o evento também seja conhecido como “Los Lunes del Cerro”. Este ano, a 87ª edição do festival será realizada nos dias 22 e 29 de julho.