Festas Decembrinas

Piñatas, música, luzes e muita alegria formam o Natal do México.

México é um país católico e, como não poderia ser diferente, o Natal é uma das mais importantes comemorações no calendário nacional. No entanto, as Festas Decembrinas são realizadas durante praticamente todo o mês de dezembro, a partir do dia 16, quando se iniciam as “Posadas”, quando os mexicanos fazem a representação da peregrinação de José e Maria em busca de um lugar de nascimento para o menino Jesus, recebendo em suas casas familiares e amigos próximos.

Durante o ritual, que se repete por 9 dias até a véspera do Natal, os anfitriões recebem os convidados, que chegam com velas acesas e pedem para serem acolhidos cantando algumas canções típicas. Os donos das casas respondem cantando e abrem as portas para que se inicie a festa.

Ao lado dos fiéis, as famosas “piñatas” protagonizam as Festas Decembrinas. Elas são preparadas em formatos inusitados e costumam ser de argila ou papelão. Dentro delas estão centenas de doces e frutas cristalizadas prontos para serem compartilhados entre amigos. O formato mais comum é de estrela com sete pontas, que representam os sete pecados mortais.

A piñata é pendurada por uma corda, suspensa no ar, enquanto os convidados, um a um, se revezam tentando rompê-la com uma vara. Eles estão com os olhos vendados e promovem cenas hilárias para a diversão dos que acompanham a tradição. Uma vez rompida a piñata, os doces caem no chão e são disputados entre os presentes, principalmente as crianças, que costumam ficar com a maior parte.