Fiesta Nacional de la Vendimia

Quem ama vinho não pode ficar de fora dessa festa.

Argentinos levam o vinho muito a sério e isto não poderia ser diferente, afinal, eles estão entre os maiores produtores mundiais da bebida. No entanto, a Festa Nacional da Vendimia é o momento dedicado a relaxar, brindar e celebrar tudo o que envolve o universo do vinho. A festividade é realizada anualmente em Mendoza e tem início com a cerimônia de “A Benção dos Frutos”, na qual os campesinos agradecem aos deuses pela colheita de uvas.

Em seguida, mais 3 atos são apresentados: o “Caminho Branco das Rainhas”, o “Carrossel” e o “Ato Central”, o principal de todos e que ganhou fama internacional onde mais de mil dançarinos sobem ao palco para se apresentar ao som de muita música folclórica.

A festa é uma das mais antigas celebrações do país e os primeiros registros datam da metade do século XVII, quando padres começaram a plantar videiras com o propósito de produzir vinho para solenizar as missas católicas, já que o preço do produto que vinha da Europa era muito alto.

Por conta disso, Mendoza se transformou no maior polo de produção do vinho na América do Sul e recebe, todos os anos, milhares de turistas, não apenas pelo produto que lhe deu fama mundial, mas também pelas paisagens incríveis que mesclam a aridez do deserto com a neve da Cordilheira dos Andes, muito bem representada na região pelo Aconcágua, a montanha mais alta do continente americano.