Festival e Mundial de Tango

A competição eletrizante, realizada em Buenos Aires, reúne milhares de pessoas.

O maior evento dedicado ao estilo musical não poderia acontecer em outro lugar que não Buenos Aires, conhecida como a capital do Tango. Por quase duas semanas, a cidade argentina recebe músicos, dançarinos e turistas do mundo todo para uma competição eletrizante da qual participam mais de 550 duplas, inclusive algumas somente de homens, como manda a tradição.

Realizado anualmente no mês de agosto, o Festival também oferece uma gama quase interminável de shows e concertos, sempre regados a muito vinho e comidas típicas argentinas. La Casa del Tango, a Academia Nacional del Tango e o Centro Cultural Carlos Gardel são alguns dos lugares que mais recebem eventos, enquanto as ruas portenhas também se enchem de artistas e amantes do estilo, que cantam, tocam e dançam em cada esquina.

O Tango é tombado pela Unesco como Patrimônio Cultural Mundial e é praticado no mundo inteiro, portanto, é comum encontrar dançarinos do Uruguai, Chile, Colômbia e diversos outros países se entregando ao ritmo. Para os que não se animam a dançar, existem diversas exposições e passeios guiados pelos tradicionais bairros tangueiros, como Balvanera e Boedo.

Para já entrar no clima da festa, não deixe de conhecer e escutar algumas das grandes canções do estilo, como “La Cumparsita” – o primeiro tango a ganhar fama mundial – “Mano a Mano”, “Volver”, “Por Uma Cabeza” e “Cambalache”.