Feria de las Flores

Essa celebração a céu aberto é considerada o maior evento de flores do mundo.

Medellín, conhecida como a “Cidade da Eterna Primavera”, é a segunda maior da Colômbia e recebe, anualmente, a maior celebração de flores a céu aberto do mundo. Durante quase dez dias de festa no mês de agosto, a população se dedica a distribuir flores, construir esculturas e desfilar os mais belos arranjos pelas ruas da cidade a fim de recordar, exaltar e perpetuar os valores da província de Antioquia.

Por meio das flores, os paisas (como são chamados os camponeses) celebram o florescimento das tradições locais e enchem as ruas e casas de cores e alegria, além do aroma agradável de cravos, girassóis, orquídeas e tantas outras espécies de flores.

O desfile de “silleteros” é um dos pontos altos da festa, quando os paisas exibem seus arranjos florais em um suporte de madeira que carregam nas costas chamado “silleta”. As fantasias utilizam entre 25 e 70 variedades de flores e chegam a pesar quase 70 quilos.

Música e dança fazem parte de qualquer celebração colombiana e, desde o amanhecer, já se escuta as mais de 400 bandas e orquestras entoando canções tradicionais e arrastando milhares de pessoas para as pistas de dança que surgem em cada esquina da cidade.