Carnaval de Gualeguaychú

Quando o assunto é Carnaval, Gualeguaychú não deixa a desejar.

Localizada na província argentina de Entre Ríos, às margens do rio que leva o mesmo nome, Gualeyguachú recebe o maior carnaval do país, considerado um dos melhores do mundo, ao lado do Rio de Janeiro e Veneza. A festa acontece praticamente todos os fins de semana, de janeiro a março de cada ano, e é marcada pelas murgas, grupos de foliões que tomam as ruas da cidade e deixam o clima de festa em cada esquina.

O Corsódromo, uma espécie de arena construída especificamente para a festividade, recebe desfiles de carros alegóricos e fantasias que remetem às cores e extravagância do carnaval brasileiro. Durante quase três meses, os integrantes das murgas dançam ao som do candombe, um ritmo de origem africana com muita percussão. Mas os argentinos não se restringem às ruas da cidade e levam a festa para dentro de seus lares, além de casas de shows e boates, para festejar até o amanhecer.

Gualeguaychú está localizada a 225 km de Buenos Aires e é um dos destinos mais populares do país. A visita para o Carnaval também pode vir acompanhada de passeios turísticos para se aprofundar na cultura argentina, incluindo uma passada na Praça San Martín, na Praça Urquiza e na Catedral San José, que são indispensáveis a qualquer viajante.